Guia básico para fazer velas artesanais

Postado por Andréa Oliveira

Artigo original em https://www.cpt.com.br/cursos-comofazer/artigos/como-fazer-velas-artesanais-vela-basica-perfumada

Vamos aos materiais necessários para fazermos a vela básica perfumada que, ao ser acesa, invade o ambiente com seu doce aroma desencadeando lembranças e sensações muito agradáveis.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
-Parafina;
-Prato descartável;
-Papel absorvente;
-Vaselina;
-Essência de canela ou de sua preferência;
-Fita crepe;
-Anilina;
-Pavio;
-Massa para calafetar;
-Palito de madeira;
-Tesoura;
-Molde;
-Forma.

PROCEDIMENTO:
1.Unte a forma com vaselina. Em seguida, passe o pavio pelo orifício do fundo da forma e prenda-o, com palito de madeira, na boca da forma, centralizando-o.
2.Prenda o pavio no fundo da forma com massa de calafetar e fita crepe.
3.Derreta a parafina, com cera micro ou estearina, e adicione corante, aos poucos, usando um palito de churrasco, até atingir o tom desejado. Mexa até ficar bem homogêneo. Teste a cor, colocando um pouco da parafina em um pires com água, pois, depois que a parafina endurece, a cor fica mais escura.

Atenção!
Observe a temperatura ideal, utilizando um termômetro. Lembre-se de que, em torno de 75ºC. Nessa temperatura, a vela ficará lisa e brilhante sem evaporar o perfume.
4.Coloque a essência e a vaselina em pasta na parafina. Em seguida, despeje devagar a parafina quente na forma, e aguarde secar naturalmente.
5.Quando a parafina estiver compacta, porém, ainda mole, formará uma leve depressão. Corte então o pavio rente à parafina e complete com um pouco mais de parafina. Faça isto quantas vezes for necessário, até que a superfície fique nivelada.
6.Verifique se a vela já esfriou e secou. Retire a massa de calafetar e a fita crepe do fundo da forma, e retire a vela, que deve ser embalada para ser comercializada, para evitar que o seu perfume evapore.

DICAS:
Para manter o pavio centralizado, use:
-Prendedor de roupa;
-2 palitos presos com durex;
-Uma tira furada de papelão, plástico, lata, entre outros.

Deixe uma resposta

×

Carrinho