Sabonete artesanal – Receitas básicas para começar

Sabonete artesanal – Receitas básicas para começar

Os sabonetes artesanais, já são os novos queridinhos para quem quer manter uma pele saudável com menos química e mais ingredientes naturais. Além de serem excelentes para a pele, também são uma ótima fonte de renda. Os produtos feitos à mão são exclusivos, por isso têm tanta procura. Se você tem interesse de começar nessa atividade, saiba que as opções são inúmeras.

Sabonetes fitoterapicos

Os sabonetes fitoterápicos vêm com a proposta de tratar a pele com a ajuda dos ingredientes naturais. Assim, benefícios específicos, como esfoliação, redução da oleosidade ou da aspereza, podem ser alcançados incorporando vários ingredientes à base do sabonete, como sementes, ervas e extratos glicólicos.

A pele oleosa, por exemplo, pode se beneficiar com um sabonete contendo propriedades adstringentes, assim como a pele seca, que pode ser cuidada com um sabonete específico para aumentar a hidratação. Os sabonetes fitoterápicos têm grande adesão aqui no Brasil, e isso é uma ótima notícia para quem deseja ganhar dinheiro com essa atividade.

Sabonetes de frutas e flores
Os sabonetes com formato e cheiro de frutas e flores são a cara do Brasil. Eles são feitos em fôrmas de silicone e finalizados com pigmentos de uso cosmético. Todo esse cuidado deixa-os idênticos às frutas originais. E é justamente essa perfeição que fisga até mesmo os clientes mais exigentes.

Dica: combine a forma de silicone com as cores e o extrato do tema escolhido.

Primeiros passos

1- Derreter glicerina

Existem diferentes formaa de derreter a glicerina: banho maria, fogão convencional, fogão elétrico, microondas.

Corte a base glicerinada em cubos e leve-a para derreter.

Quando a base estiver totalmente diluída, tampe o recipiente com uma fralda de pano e deixe a glicerina descansar por cerca de 5 minutos.

Para o melhor resultado a glicerina precisa derreter por igual, sem bolhas e sem queimar para que o sabonete não fique ressecado ou mole demais.

2 – Misture a essência, corante e fragmentos desejados

Destampe a glicerina pura e acrescente a essência, o lauril e algumas gotas de corante até atingir a cor desejada.

Mexa tudo com uma espátula de silicone até que a glicerina fique com a consistência de um mingau.

3 – Coloque em uma forma
Forre, com um plástico novo, uma fôrma de madeira ou de bolo inglês. Em seguida, despeje a glicerina. Por cima, espalhe as ervas e deixe o sabonete secar por completo.

Dica: Em temperatura ambiente, o sabonete endurece em cerca de 3 a 6 horas. Se quiser acelerar o endurecimento, leve a fôrma ao congelador por cerca de 20 minutos (ou até perceber que o sabonete está firme).
Desenforme a barra sobre uma superfície limpa e corte-a em fatias de aproximadamente 2,0 cm de espessura.

4 – Embalagem
Embale o sabonete com plástico bopp e fita adesiva transparente.

Capriche nos detalhes da embalagem com flores e ervas secas. Não esqueça de identificar com etiqueta o tipo, fabricação e validade.

Dica: para valorizar ainda mais o produto, monte kits em caixas artesanais de madeira, saboneteiras de madeira, bandejinhas que embalam e serão muito úteis a quem recebe.

Confira essas e muito mais opções de embalagem aqui, na loja virtual Caixotaria https://www.caixotaria.com.br!

Deixe uma resposta

×

Carrinho